Qual é a sistemática de avaliação?

O processo de avaliação inicia-se pela Comissão Assessora de Avaliação, indicada pelo Departamento. Recomenda-se que a Comissão seja composta por, ao menos, um membro externo ao Departamento ou à Unidade e que sua composição busque evitar potenciais conflitos de interesse no processo de avaliação.

Os avaliadores terão acesso aos formulários para emissão de parecer, sem a informação relativa à opção por alguma Ênfase. A Comissão de Avaliação sistematizará os resultados em formulário próprio e o encaminhará ao Departamento.

Caberá ao Conselho do Departamento aprovar o relatório da Comissão de Avaliação e, levando em conta a apreciação da Comissão de Avaliação, estabelecer o ordenamento de prioridades para a progressão horizontal dentre os docentes que preencherem os requisitos do perfil da Unidade para o nível pretendido de progressão. A decisão do Departamento será submetida à apreciação da Congregação da Unidade.

A Congregação deverá avaliar as decisões dos Departamentos e estabelecer o ordenamento de prioridades para a progressão. Nessa tarefa poderá contar com o apoio de Comissão Assessora. A decisão final da Congregação será submetida à CAD para avaliação final e divulgação dos resultados.